Advocacia Preventiva e a Adoção de Medidas para o Melhor Resultado.
Para cada ramo de atividade empresarial, haverá uma orientação específica, afinal, a regulação dos setores é peculiar, aliada às normas genéricas, que também devem ser observadas, claro.
A empresa, ao ser criada, deve estabelecer seus princípios fundamentais (missão, visão e valores) e segui-los, dentro dos parâmetros legais pertinentes, sobretudo em respeito aos seus clientes, que buscam e devem ser bem atendidos e satisfeitos em seus anseios, desde a primeira interação.
Para que isto ocorra, é imprescindível uma gestão administrativa condizente, que transmita aos seus funcionários e colaborares tais princípios, exigindo sua prática constante, especialmente no atendimento aos cientes.
Os funcionários devem estar em sintonia com aquilo que a empresa faz, de que forma faz e onde quer chegar, seja no alcance dos resultados financeiros, seja em relação à presença de mercado, como consolidação de uma marca que possa seguir muito tempo em sua jornada.
Nesse contexto, é vital que os funcionários, principalmente aqueles que trabalham com atendimento ao cliente, sejam efetivamente treinados no conhecimento de todos os produtos que a empresa fabrica ou vende e os serviços que presta, com especificações de preço, forma de pagamento, tamanho, marca, cor etc., prazo de entrega ou conclusão, garantia e outros. Tudo isso, para deixar o cliente plenamente esclarecido e tranquilo em realizar o negócio.
Caso o problema surja depois, com a entrega, por exemplo, deve ter consciência em atender à reclamação do cliente, sem afetar-lhe a confiança ou credibilidade, o que muitas vezes ocorre, quando se transfere para o consumidor a “culpa” pelo dano causado a um produto ou serviço, sem, preliminarmente, ouvir suas razões de reclamação ou, simplesmente, desprezando-as.
Certamente, tal postura já impediu a solução de casos de forma amigável, célere e prática, resultando no seu encaminhamento ao judiciário, gerando perdas e contratempos.
Tudo isso poderia ter sido evitado, caso o atendimento fosse dentro de uma orientação e de um treinamento adequados e em sintonia com as normas, com os princípios da empresa e da boa-fé das partes e na busca pela melhor solução a cada caso.
Sim, é preciso ter funcionários e colaboradores nos setores envolvidos, bem treinados para atuar de forma harmoniosa com os propósitos da empresa, sua missão, sua visão e valores, em obediência à regras pertinentes.
Deve-se capacitar os funcionários a solucionar os conflitos que surgirem, dentro desses parâmetros, evitando-se as demandas judiciais, sobretudo.
E atender de forma eficaz o consumidor e permitir a manutenção das oportunidades e dos negócios, como já pensara Peter Drucker.
Afinal, fidelizar seus clientes e evitar gastos desnecessários com demandas judiciais e riscos à imagem e à marca, que foram construídas com muito suor, esforço e dedicação de seus gestores e de colaboradores com a visão do empreendedor, devem ser temas habituais das empresas.
A Advocacia Preventiva tem grande papel na estruturação adequada de uma empresa!
Consulte um especialista, sempre.
“Buscamos inspirar as pessoas a acreditarem na justiça, a defenderem seus direitos e a buscarem equilíbrio nas relações através da prática do direito.“