Advocacia Preventiva e a Constante Prática do Bom Direito é Elemento Hábil a Evitar Conflitos. O Bom Atendimento é Ferramenta Eficaz na Solução desses, Evitando Demandas Judiciais Prejudiciais.
A advocacia preventiva é um instrumento que tem sua eficácia em muitos segmentos empresariais.
Para se alcançar êxito, a empresa deve buscar a orientação adequada para seu ramo de atividade, obedecendo as normas aplicáveis e respeitando sua relação com seus clientes.
Afinal, sem cliente não há negócio.
A insatisfação do cliente com um negócio, seja por um problema no produto não solucionado, seja pela prestação inadequada do serviço ou pelo mau atendimento que teve, pessoalmente ou pelos canais disponíveis, pode ser desastrosa e trazer propaganda negativa em rápida velocidade – as mídias sociais tem um peso contundente nisso -, o que vai gerar contratempos e perdas, muitas vezes, de difícil reparação.
Por tudo isso, extrai-se do trabalho da advocacia preventiva a real necessidade de se adaptar às regras, de agir dentro de uma conduta lícita, regular, que atenderá tanto os anseios da empresa como de seus clientes. A orientação a seus funcionários para atuarem dessa forma – com investimento em treinamento adequado -, para que o resultado seja alcançado e o cliente se sinta satisfeito.
Com tal postura, creio que os conflitos serão evitados. Ou resolvidos antes mesmo da adoção de alguma medida judicial ou, pelo menos, minimizados por alguma solução pertinente, como a mediação, arbitragem ou conciliação entre as partes envolvidas.
Ou, ainda, por uma decisão judicial que seja condizente com a realidade criada, que se afaste de aventuras e pretensões absurdas, que seriam fugitivas da boa índole da empresa e do esforço desta em atuar de forma positiva, desde o início.
“Buscamos inspirar as pessoas a acreditarem na justiça, a defenderem seus direitos e a buscarem equilíbrio nas relações através da prática do direito.“